text


Inspirado pela plataforma Wikileaks, o Olimpi(c)Leaks busca tornar públicos documentos referentes às violações de direitos humanos, em especial do direito à moradia, resultantes das remoções forçadas e ilegais e dos conflitos territoriais presentes atualmente na cidade do Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014.

No contexto destes megaeventos fica evidente um processo de limpeza social e expulsão dos pobres das áreas da cidade que receberão os investimentos decorrentes dos projetos, uma vez que o poder público vem utilizando um modelo de planejamento urbano que prioriza as demandas do mercado financeiro global em detrimento de uma política que garanta a utilização inclusiva e participativa do espaço urbano.

Os documentos aqui disponibilizados são todos públicos e estão relacionados às demandas que envolvem a defesa do direto social à moradia contra as remoções forçadas que estão ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro. Os dados pessoais dos moradores envolvidos nos documentos aqui publicados foram sombreados para preservação da intimidade dos mesmos.

Traduções
Esta página no idioma inglês OlimpicleaksIngles

TextoOlimpicleaks
TesteMultimida
RoteiroOlimpic
Nenhum direito reservado.Criado com WikkaWiki